8.5.07

Debaixo de Barcelona há outra Barcelona

Em pleno centro da cidade, no subsolo arqueológico do Museu d'Història de la Ciutat, há algo inacreditável: outra cidade. São as ruínas de Barcino, nome dado a Barcelona 2 mil anos atrás, quando a cidade foi fundada pelos romanos. É o maior acervo de ruínas romanas subterrâneas do mundo, com ruas inteiras, praças, casas, lojas, piscinas, mosaicos, sistemas de água e esgoto, espaços para fabricação de vinho e diversas outras curiosidades. As ruínas foram descobertas em 1931, o que não deixa de ser recente, considerando seus 2 mil anos.

É expressamente proibido tirar foto das ruínas. Mas a gente não sabia. Depois de fotografarmos praticamente tudo, super alegres e confiantes, fomos duramente repreendidos por um guardinha agressivo que nos viu tirando fotos na saída do museu e não muito gentilmente convidou a gente a se retirar. Mal sabe ele das centenas de fotos clandestinas de Barcino que estão em nosso poder. Por muito menos, imigrantes inocentes já foram deportados de volta aos seu países de origem. Vejam os perigos que a gente corre pra postar fotos exclusivas neste blog.
















2 comentarios:

Anónimo dijo...

Bah! Que maravilha esse lugar! Eu não sabia disso quando fui! Pena que colocaram muitas interferências atuais, como passarelas e corrimãos. Deviam ter deixado tudo original. Mas tudo bem. Muito legal mesmo assim!

Abração!
Chester

Sagitária dijo...

Pois é, Ches, também pensamos isso, que seria mais legal sem as passarelas. Mas sabe-se lá, com tanto turista sem noção. Imagina estar andando ali e encontrar um "Betão e Paty" escrito dentro de um coração, na parede de uma ruína milenar. Melhor prevenir.