22.3.07

45 coisas sobre Barcelona

Em homenagem aos nossos 45 dias aqui.


1. Os espanhóis falam gritando. Antes de apartar uma briga na rua, melhor se certificar de que não estejam apenas falando do tempo.

2. Por outro lado, torcem sussurrando. A empolgação da torcida do Barça se compara a milionários assistindo uma partida de tênis. O máximo que fazem é bater palmas.

3. As mulheres espanholas têm gosto extravagante (pra não dizer duvidoso), narizes enormes, adoram meia-calça e usam quilos de maquiagem. Ou seja, praticamente se vê uma personagem do Almodóvar em cada esquina.

4. Há muitíssimos idosos aqui. Mais precisamente 7,5 milhões em toda a Espanha.

5. Em contrapartida, há poucas crianças. E as poucas que há são mimadíssimas, do tipo que fazem cenas dantescas na rua e que a mãe põe meinha e sapatinho até os 11 anos.

6. Os homens espanhóis são desavergonhadamente tarados. Olham mesmo, pouco importa se o marido rotweiller está do lado.

7. Cabelo estilo Chitãozinho e Xororó é moda por aqui. E isso serve para homens e mulheres. Um pesadelo.

8. Catalães não devolvem mochilas perdidas em vagões de trem. Segundo um fiscal da companhia ferroviária, o pessoal daqui não tem a “cultura” de devolver objetos perdidos. (Aham. Mudou de nome.)

9. Todos os carros são lindos e param na faixa de segurança. Um sonho.

10. Os filmes são todos dublados. A voz do Brad Pitt, em Babel, parece a do Seu Madruga.

11. Carne vermelha é caríssima. Para fazer um churrasco aqui, é preciso vender bens. O costelão do Seu Adão*, por exemplo, custaria uns 500 euros.
*Pra quem não sabe, Seu Adão é meu pai (meu, Dani), e costelão é o churrasco que ele faz muitíssimo bem. Nenhuma alusão à Bíblia, costela, Eva, essas coisas.

12. Em compensação, vinho e champagne são baratíssimos. A Freixenet custa o mesmo preço de uma Sidra no Big Shop.

13. Barcelona é o paraíso dos fumantes. Os espanhóis fumam muito, desesperadamente, o tempo todo, em qualquer lugar. Não importa se o lugar é minúsculo e se há um bebê de 6 meses na mesa ao lado.

14. Todo mundo lê jornal. Até porque há meia dúzia de jornais de distribuição gratuita.

15. O Ronaldinho Gaúcho sai todo dia no jornal. É incrível a fama do rapaz por aqui.

16. Os espanhóis detestam o Fernando Alonso e amam a Penélope Cruz. Para eles, um esnobe e a mulher mais linda do mundo, respectivamente.

17. Todos os cybers e locutórios são de paquistaneses mal humorados. Se você pedir meia hora de internet, eles vão cortar impiedosamente a sua conexão aos 29 minutos e 59 segundos.

18. Os paquistaneses detestam todo mundo que não é paquistanês. Por conseguinte, todo mundo detesta os paquistaneses.

19. Os romenos são conhecidos por suas falcatruas descaradas. Eles batem papo animadamente na rua e, em seguida, tentam aplicar o golpe do “me ajude, eu sou surdo” na maior cara-de-pau.

20. 98% das espanholas usam piercing. E no mesmo lugar: acima do lábio, como se fosse uma pintinha da Marylin Monroe. Ou então abaixo do lábio, como se fosse uma verruga. Ligeiramente tenebroso. Pra completar o look, é muito comum uma jaqueta dourada e uma sapatilha também dourada.

21. A TV é infestada de programas de auditório bregas com peruas inacreditáveis. Exatamente como em Volver: "Agustina tiene cancer. Tiene cancer Agustina. Palmas para Agustina." Hahaha.

22. Os espanhóis espanholizam todas as palavras estrangeiras. É c-ô-m-i-c-o. Príncipe Charles aqui é Príncipe Carlos; seus filhos, William e Harry, são Guilhermo e Enrique (sim, é verdade!); raio laser é raio lásser; fashion é fáxion; REM se diz assim mesmo, e nao “ór-i-em”; Breakfast at Tiffany's é "Desayuno con Diamantes" (tudo bem, "Bonequinha de Luxo" é igualmente horrível); Scarlet O’Hara é nada mais nada menos que Escarlata O’Hara; e a Champs Elysées de Paris, acreditem, se chama Campos Elíseos.

23. Ninguém almoça ao meio-dia. Almoço é das 13h em diante.

24. A siesta existe mesmo. Melhor não ter um infarto das 2 às 5 da tarde. O país pára nesse horário, e até motorista de ambulância vai pra casa descansar.

25. Espanhóis vivem muito. Melhor não fazer inimigos também, pois eles duram 100 anos aqui. Há mais de 10 mil espanhóis centenários atualmente. Com o tanto que se fuma nessa cidade, não faz sentido.

26. A média de salário dos espanhóis é a mesma de um aluguel em Barcelona. 700 euros. Também não faz sentido.

27. Espanhóis moram até muito tarde na vida com os pais. Talvez isso se deva ao fato anterior.

28. Não há cultura de shopping center em Barcelona. Só vimos um até agora. Bom demais pra ser verdade.

29. Não há postos de gasolina à vista. Até agora não sabemos onde os carros abastecem. Um mistério. Talvez sejam todos movidos a energia solar. Ou a óleo de oliva. Ou a Freixenet.

30. Há muitos artistas de rua por aqui. Estamos pensando em dançar lambada nas Ramblas para tirar um dinheirinho.

31. Não existem cobradores de ônibus. O que facilita muito as coisas e nos poupa daqueles entediados seres humanos de raiban resmungando “um passinho à frente faz favor” ou “vamos subir até o final do carro”. Aliás, não existem empregos inúteis por aqui, de uma forma geral. Não vimos um ascensorista sequer.

32. Há muita ambulância o tempo todo. Deve ser por causa dos 7 milhões de velhinhos e dos 10 mil centenários.

33. Há pessoas pobres pedindo dinheiro na rua. Pouquíssimas, mas há. Só que, aqui, elas ficam em frente à Dolce & Gabanna, à Yves Saint Laurent e à Tommy Hilfiger.

34. Não há flanelinhas em Barcelona. Justamente agora que não temos carro. Saco.

35. Há muitíssimas motos em Barcelona e nenhum motoboy. Outra praga que não existe por aqui. Barcelona é a segunda cidade com mais motos na Europa, mas os “motoqueiros” são incrivelmente bem-educados. A chance de um deles te arrancar o retrovisor ou te chutar a porta do carro é nula.

36. Catalães são anti-Madrid e anti-Espanha. A rivalidade entre Madrid e Barcelona é impressionante mesmo. Eles detestam falar castellano. Para os catalães, a Catalunha é um país, e eles não são espanhóis. E fim de papo.

37. O burro é o animal-símbolo da Catalunha. Muitos carros têm o adesivinho do burrico. É para fazer frente aos “toros” da Espanha. Eles chamam os toureadores de assassinos. Já fomos advertidos por catalães a não sairmos na rua com aquela camiseta clássica do touro-símbolo da Espanha. Sabe-se lá o que pode acontecer, mas melhor não arriscar.

38. Os espanhóis são absolutamente apaixonados por presunto (jamón). No supermercado, há uma variedade assombrosa de jamón, um corredor inteiro só para eles. Nos cardápios dos restaurantes, há jamón com tudo que se pode imaginar, até melão e cereja.

39. Espanhóis não usam aparelho nos dentes. No Brasil é uma febre, mas aqui ortodontista morre de fome. E não é por falta de dentes estranhos.

40. As pessoas se acotovelam para entrar nos trens. Igualzinho à estação do Mercado Público e em Esteio.

41. Mas o transporte público funciona. Nem dá vontade de ter carro.

42. Os catalães não dão muita bola para o Mediterrâneo. Até as Olímpiadas de 92, a cidade vivia de costas para o mar. E com esse mar... Vai entender.

43. Os espanhóis acham o português bonito, doce, suave. Em comparação com o espanhol, faz sentido. Mas a gente já ouviu isso até de francês.

44. Por algum motivo misterioso, o céu é mais azul em Barcelona. Basta andar entre os plátanos da Av. Passeig de Grácia para comprovar.

45. Barcelona é linda. Dá pra ficar sem comer, dá pra morar embaixo da ponte, mas não dá pra ficar sem uma câmera digital. Como dizem os cartazes (em catalão, óbvio) espalhados pela cidade: "Barcelona, posa't guapa!"


PS.: Essa lista é fruto de primeiras impressões, muitas generalizações, alguns pré-conceitos, estranhamentos e encantamentos típicos de quem acabou de chegar. Não é pra ser levada muito a sério. :-)
.

4 comentarios:

Unknown dijo...

Hahahahahahah. Esse texto tá demais.

rodrigo allgayer dijo...

jah li umas cinco vezes! muito engraçado mesmo! te puxou muito.absssss

Manoela Sawitzki dijo...

Querido... queridos...
me diverti horrores...

a propósito: saudades nos nossos ataques de riso!
beijos meus,
Manu

Sergio Schuler dijo...

seria mais azul por causa da (menor) poluição?