16.9.08

POA, ETC.

Querida amiga blogueira,

Em resposta ao seu ETC.:

Você fala de tudo que volta num golpe assim que o avião aterrissa. Pra mim poucas emoções se comparam a olhar pela janelinha do avião e ver ali escrito "PORTO ALEGRE". Quem nunca foi embora talvez ache que é mero sentimentalismo – mas o coração que viajou 24 horas, subiu em 3 aviões e atravessou o Oceano Atlântico só pra estar de novo em Porto Alegre tem lá suas razões.

E as razões estão lá, no portão de desembarque que você falou. Uma delas tem apenas 5 anos e vem dar os tais abraços históricos antes mesmo que eu possa recolher a bagagem. Às vezes tem até sobrinho novo que eu ainda não conhecia, veja só... Nenhum deles fala em relacionamento nem padece por amor (ainda), mas nascem, crescem, caminham, trocam dentes e chegam às suas próprias conclusões sobre as coisas com uma rapidez difícil de acompanhar. Voltar pra Porto Alegre é tentar acompanhar, nem que seja só um pouquinho...

Voltar pra Porto Alegre em novembro eu ainda não sei como é, mas logo saberei. O que sei é que é primavera, que o sítio do meu pai está cheio de flores, que a minha mãe faz aniversário e que tem Feira do Livro na praça. Eu não vivo nos trópicos como você, eu vivo é em outro hemisfério, lá onde o inverno dura 9 meses e a gente é 4 horas mais velho. Voltar pra Porto em novembro é trégua do frio, da saudade, é rejuvenecer um pouco – e ter que votar pra prefeito!

Com o passar do tempo, voltar pra Porto Alegre é não encontrar mais velhos amigos, porque eles também partiram. Ver que o coração virou tabuleiro do War, com peças espalhadas em diferentes lugares do mapa. Por sorte, alguns amigos fundamentais continuam ali – e esses a gente pode pegar, beijar, abraçar, falar, falar, falar, saber se estão se alimentando direito, se estão felizes ou entediados, se apóiam ou não a Lei Seca, qual a opinião sobre governo da Yeda e o-que-que-aconteceu-aqui-que-só-eu-não-vi.

Voltar pra Porto é abreviar tudo, é ler a Zero, andar de bici, ir no super, tomar um refri. É voltar ao começo, rever lugares da infância, ver que tudo está do mesmo jeito mas um pouquinho diferente (que nem a gente). É comer negrinho, branquinho, bergamota, brincar com os cuscos, não se atucanar e tirar 10 pila no Banco do Brasil pra beber com os amigos na Lima e Silva. É andar no meio do mato, assistir pôr-do-sol em silêncio e lembrar como, mas como família é bom...

É abraçá-los, e abraçá-los de novo, e abraçá-los mais um pouco antes de ir embora. Pois voltar pra Porto Alegre é também ter que se despedir outra vez, mais uma vez, com o mesmo nó na garganta. Você disse chorar um "bocadinho"? Pra mim poucos apertos no peito se comparam a olhar pela janela do avião, antes de decolar, sem data pra voltar, e ver ali escrito PORTO ALEGRE.

11 comentarios:

Manoela Sawitzki dijo...

Ah, é aquela coisa tão rara... quando vc fala diretamente com alguém, que diretamente te responde, como se não houve palavras no meio, nenhum intermédio... quase não precisa...
É assim que falo contigo, e assim que te ouço.
Nós sabemos... só sabemos...

Estamos dançando, minha amiga querida...

Beijos, muitos...
Saudades demais, pelo menos até novembro...

rodrigo allgayer dijo...

muito bom! me identifiquei afu!rsrs acho inclusive que o amor pela terrinha aumenta quando estamos longe. hoje to indo em visita a província e nunca tive tanta vontade de vestir uma bombacha no 20 de setembro. hehehehehe

bezos!

Una pareja y sus tonterías dijo...

Dani, amei o texto, chorei ao ler. Vamos para Porto Alegre dia 14/12, estou feliz, anciosa!
Parabéns por mais esta postagem especial!
Beijos
Melissa

danissanti dijo...

Manu: Contagem regressiva, amigaaaaaaaa

Rodrigo: Viu só o que a saudade faz com a gente, amigo?

Melissa: Vai passar o natal em POA? Simplesmente tudo de bom! Valeu a visita no nosso blog. ;-)

Eliandro Ramos dijo...

Palavras doces e leves que podem colocar abaixo o mais forte interlocutor. Deve ser isso o que chamam de magia.
Estou encantado!

Eli

danissanti dijo...

Deve ser isso o que chamam de saudade...

Una pareja y sus tonterías dijo...

Dani, vamos passar Natal e tudoooo o mais em POA, vamos de vez para o Brasil. Acabou o curso, acaba o pósdoc do Alfeu. Agora e voltar e trabalhar rssss...
E fazer todas aquelas coisinhas que aqui temos vontade. E lá, claro, teremos saudades daqui... ser humano serzinho complicado este, não?!
beijos e valeu a visita também!

danissanti dijo...

Menina, y eso??? No me lo creoooo
Passou muito rápido...
Chega a dar um aperto no peito, né não?
As chegadas e partidas da vida...
Vamos ver se a gente consegue dar um tchau em alguma barra de bar...

Una pareja y sus tonterías dijo...

Dani, passou muito rápido mesmo. Estamos felizes por ter aproveitando muito aqui, viajado, aprendido muitas coisas, mas estamos muito felizes também em poder voltar. Vamos tomar algo sim, vocês conhecem o crepe ali do Born? Podemos dar uma passada por ali antes de irmos embora.
Beijos

Anónimo dijo...

QUERIDA
PODE SER SAUDADES...NÃO SEI, ACHO QUE É O AMOR BUSCANDO NAS RAÍZES O ALIMENTO QUE POSSIBILITA A FLORAÇÃO!MUUUUUUUUUUUUUUUITA SAUDADES!!!!!BJ BEL

danissanti dijo...

Bel, já reserva um lugar pra mim na agenda!!!

E prepara o regador que as minhas raízes estão secas...

Saudade, saudade, saudade...