11.8.07

Volver

Não bastasse a crise aérea no Brasil, a tragédia com o avião da TAM e os atrasos nos vôos que já viraram rotina, agora (justo agora) o caos ameaça se instaurar na Europa. Dias atrás, 100 mil malas estavam perdidas em Roma. Em Barcelona, o Aeroporto El Prat, congestionado por causa das vacaciones, tem deixado muito passageiro com cara de bobo em frente à esteira rolante.

E pensar que em menos de dois dias vamos enfrentar todo esse caos. Ai ai. Dá um cansaço.

*****

Um dos maiores cansaços da vida da pessoa certamente é atravessar o Oceano Atlântico. A pessoa toma Dramin, toma whisky, maracujina, assiste A Era do Gelo, joga Tetris, e nada do tempo passar, e nada de conseguir se ajeitar naquela poltrona. E a pessoa ainda pipoca em tudo que é canto, Paris, São Paulo, Amsterdã, isso quando não passa direto sobre a cidade e vai parar lá em Buenos Aires. Ou quando as malas não vão passear em Roma sem a gente.

*****

Agora, justo agora que a gente mora na mesma cidade que o Woody Allen, a Scarlett Johansson, a Penélope Cruz e, aimeudeus, o Javier Bardem. Estão todos aqui rodando o novo filme do Woody, que se passa em Barcelona. Por essas e por outras é que essa não é uma boa cidade para se dizer adeus. Mesmo que ele seja temporário. Porque a gente se acostuma a ir ao cinema de bicicleta, a morar perto da praia, a andar à noite sem medo, a ver a Sagrada Família todo dia e a praguejar as hordas de turistas. Ok, ok, a gente só não se acostuma com a saudade.

*****

Apesar da longa e desanimadora perspectiva de voar, ainda que Barcelona não seja um bom lugar para ir-se embora, mesmo sabendo que vamos trocar um verão no Mediterrâneo por um inverno impiedoso no Paralelo 30, ainda assim é bom demais voltar. Porto Alegre é um bom lugar para se voltar, já diria o Verissimo, e estaremos de férias, e vamos conhecer nosso sobrinho, e batizá-lo, e ver nossos irmãos casarem, e rever família e amigos queridos, e tomar chimarrão, Concha y Toro e Bohemia. Polar não.

Depois a gente volta. Barcelona também é um bom lugar para se voltar.

No hay comentarios: